sexta-feira, 30 de outubro de 2009

GINCANA DO SISTEMA SOLAR

TAREFA 3:
Desenhar um extraterrestre: Não existem provas científicas de que existem seres extraterrestres. Mas vamos brincar de imaginar? Faça de conta que eles existem e que são seres do bem. Agora desenhe como você acha que eles são... Capriche nos detalhes e nas cores.
Os desenhos abaixo foram os mais votados:
Vanessa...
Danieli...
Henrique...
Jéssica...
"Profe, dá pra fazer um que já existe ou tem que inventar?"
(Leonardo)

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

GINCANA DO SISTEMA SOLAR

Começamos hoje a GINCANA DO SISTEMA SOLAR... A turma foi dividida em 3 equipes: Lua, Terra e Sol.
Atividade 4: Perguntas - Cada equipe escolhe 2 representantes. As perguntas serão sorteadas e cada dupla, na sua vez, deverá responder a pergunta feita pela Professora. Cada dupla terá que responder 8 perguntas.

1. Qual é o maior planeta do Sistema Solar? Júpiter
2. Qual é o menor planeta do Sistema Solar, também conhecido como planeta anão? Plutão
3. Qual é o planeta mais quente do Sistema Solar? Vênus
4. Quantos planetas há no Sistema Solar? 9
5. Que posição o Planeta Terra ocupa no Sistema Solar? Terceiro lugar
6. Quais são os planetas do Sistema Solar? Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano Netuno e Plutão
7. Quais são os cinco planetas do Sistema Solar que podem ser vistos a olho nu? Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno
8. Como se chama o movimento que os planetas fazem sobre seu próprio eixo? Rotação
9. Como se chama o movimento que os planetas fazem em torno do Sol? Translação
10. Qual a distância entre a Terra e o Sol? 150 milhões de km
11. Qual o último planeta do Sistema Solar? Plutão
12. Qual é o planeta mais próximo do Sol? Mercúrio
13. Qual planeta é apelidado de “planeta vermelho”? Marte
14. Qual o planeta que tem “anéis” ao seu redor, formados de partículas de gelo? Saturno
15. Qual a cor do Planeta Terra, visto do espaço? Azul
16. Como se chama o satélite natural do Planeta Terra? Lua
17. Em que ano o homem pisou em solo lunar pela primeira vez? 1969
18. À noite, a temperatura da lua cai a quanto? – 150º C
19. Qual planeta é popularmente conhecido como “Estrela Dalva”? Vênus
20. Pelos conhecimentos que se tem, qual o único planeta com seres vivos? Terra
21. Quanto tempo o Planeta Terra leva para fazer seu movimento de translação? Aproximadamente 365 dias
22. Quanto tempo o Planeta Terra leva para fazer seu movimento de rotação? Aproximadamente 24 horas
23. Qual planeta tem mais satélites naturais (luas)? Júpiter (63)
24. Como se chama a estrela que é o centro do Sistema Solar? Sol

A atividade nº 3 era desenhar um extraterrestre...





Os desenhos que receberam maior número de votos foram:
Tales...
Camila...
Marlon...
Everton...
Confira os outros desenhos no link: http://mostravirtualmcb.blogspot.com/ . Você vai gostar!!!
A atividade nº 2 é criar uma espaçonave, utilizando sucatas. A criação deverá ser feita em casa e trazida para a próxima aula.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

RELATÓRIO

"Meu terrário está bem. O ciclo da água está acontecendo e a terra está meio úmida. A minha flor que eu plantei está tão forte que nasceu outra ao lado, muito bonita! Os bichinhos estão bem. Estão bonitos e saudáveis. Parece que estão comendo as folhas da plantinha. Agora... se estão com sede, não sei, mas acho que não. Acho que os bichinhos se adaptaram, porque todos andam tranquilamente pelo terrário. Prometi pras minhas amigas que não iria abrir meu terrário e, até agora, desde que fechei, ainda não abri mais!"
Vanessa – 4ª 42
"O ciclo da água não está mais acontecendo... Os animais morreram... A planta também está morta..."
Luís Henrique B. – 4ª 42
"O meu terrário está morto... É triste... Eu esqueci lá fora e encheu de água porque choveu muito e matou as plantas e os animais."
Jéssica – 4ª 42
"Eu fiz um novo terrário, porque o primeiro não estava dando certo e eu estava preocupada. Dessa vez, botei uma planta e um tatu bola. O ciclo da água está acontecendo. Botei também dois feijões, que já estão crescendo."
Danieli – 4ª 42
"O meu terrário teve um fim trágico! Meu pai estava limpando o pátio e o colocou no lixo e eu fiquei bem triste com essa notícia... Então, conversei com a profe e ela deixou eu fazer um novo terrário."
Bruna R. – 4ª 42
"Meu terrário está um pouco bem. O ciclo da água está acontecendo. O ciclo da vida... não sei... Com doze tatuzinhos, só vejo às vezes dois e, outras vezes, vejo três. Meu caracol está vivo. Cada vez que eu vejo que a terra está seca, eu molho. Só que tem um problema: minha planta morreu e as raízes ficaram pra cima da terra. Botei quatro feijões, mas será que sem a plantinha e, mesmo molhando a terra, os meus bichinhos vão sobreviver? O que faço para resolver meu problema?"
Bruna W. – 4ª 42

OBSERVANDO O TERRÁRIO

Estamos observando como está indo a vida no nosso terrário...
Nenhum detalhe pode passar despercebido...



Um flagrante do grilo devorando um tatuzinho...

Hoje observamos cuidadosamente o nosso terrário e o da 4ª 43.
Achamos que nossos pés de feijão estão morrendo, pois não têm espaço para eles crescer.
Está nascendo erva daninha entre nossas plantas. Provavelmente elas vieram junto com a terra.
Quase não se vê bichos em nosso terrário. As minhocas estão escondidas debaixo da terra e os tatuzinhos estão escondidos debaixo das pedras. Apenas os caracóis estão passeando sobre as plantas.
4ª 42

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

RELATÓRIO

Agora é possível observar o ciclo da água em nosso terrário. Achamos que nosso caracol maior está morto, pois ele sempre estava na tampa e, agora, está no chão, deitado de lado.
Nosso grilo é o bicho que mais passeia. A cada hora está num lugar diferente. Vários outros bichos parecem estar bem adaptados, pois exploram o ambiente. Não encontramos a lagarta trazida pelo Thiago. Observamos também algumas teias de aranha.
4ª 43

RELATÓRIOS

“Desde o último relatório, meu terrário estava com problemas: infelizmente meus bichos morreram e a planta também. A terra ficou dura, além do mau cheiro, causado pelos bichos mortos.Decidi construir um novo terrário. Fui a casa do meu amigo que ainda não havia feito o seu terrário e fiz, com ele, o meu. Deixamos os terrários em cima do muro, perto do campinho, e fomos jogar bola. Quando chutei a bola forte, meu amigo espalmou paro o lado e... derrubou meu terrário. Agora estou sem terrário e não posso acompanhar muito bem essa experiência. E também, o meu primeiro terrário, não coloquei muito tempo no sol. Essa é uma das possíveis causas dele não ter dado certo. Peço desculpas a minha Professora Marielli Costa Beber, por não conseguir ter feito o que meus colegas fizeram. Obrigado por compreender o que quis dizer com este grande texto, que aconteceu na vida real ou realidade.”
Gabriel Z. – 4ª 43

“No meu terrário, os tatuzinhos estão comendo a minha flor. Tem um tatuzão, “tamanho família”... Acho que é o macho. Os meus tatuzinhos que nasceram já estão ficando grandes. Está acontecendo o ciclo da água.”
Vitória – 4ª 43

“No começo, deu tudo certo com meu terrário! Depois, começou a morrer a planta e os animais. Então, eu fiz um novo terrário e, agora, está dando tudo certo, até o ciclo da água!”
Juliara – 4ª 43

“Os ciclos da água e da vida estavam indo bem. Eu fui no meu pai. Saí por volta de três dias. Minha mãe deixou o meu terrário lá fora. Veio uma enxurrada e entrou água dentro. Todos os bichinhos morreram afogados... Eu fiquei muito triste! Morreram todos, menos a minha planta. Pelo menos, alguém sobreviveu!”
Everton – 4ª 43

“O meu terrário está quase igual à ultima vez que observei para escrever, só que agora dá pra ver melhor o ciclo da água. Eu acho que o caracol está morto, porque toda vez que olho, ele está no mesmo lugar... ou ele gostou daquele lugar!”
Thiago – 4ª 43

“No meu terrário, está acontecendo o ciclo da água, mas a minha plantinha morreu e meu lago secou. Meus bichinhos ainda estão vivos, mas a terra está muito dura.”
Felipe – 4ª 43

“Achei que meus bichinhos do terrário estavam mortos, então abri e, quando vi, meu tatuzinho tinha virado “mãe”... e eram muitos tatuzinhos! Ai, depois que eu vi aquilo, eu fechei o terrário e passei a fita em volta.”
Camila – 4ª 43

terça-feira, 20 de outubro de 2009

RELATÓRIO

"No nosso terrário cooperativo, morreram alguns tatuzinhos e uma planta também. O feijão mofou. É uma pena que isso aconteceu... Eu gostaria de ter visto como ele ficaria se não tivesse mofado. Alguns bichos morreram afogados no lago."
Jéssica – 4ª 42

"Hoje, eu pude ver que, no nosso terrário, as plantas estão bonitas, mas os feijões estão com o talo branco, parece mofo... Também vi que as raízes das plantas estão tão grandes que quase não tem mais lugar! Os bichinhos estão muito bem: os tatuzinhos estão como antes, mas os caracóis se reproduziram!!! O ciclo da água está direitinho."
Vanessa – 4ª 42

"Hoje a gente viu que no nosso terrário cooperativo estão acontecendo muitas coisas. No nosso feijão, aconteceu uma coisa muito estranha, ele mofou. Uma de nossas plantas morreu e apareceu uns filhotes de tatuzinhos."
Alexia – 4ª 42

DANDO ASAS À IMAGINAÇÃO - 4ª 43

Na aula de Língua Portuguesa os alunos formaram grupos de três, com a tarefa de ilustrarem algo que todos em comum gostavam .Após, cada grupo apresentou o seu desenho. Usando as imagens criadas pelos grupos , foi produzido um texto narrativo e cooperativo, em que todas as imagens fizeram parte do seu enredo.
AMIZADE MALUCA
Era uma vez uma menina normal como todas as outras. Às vezes triste, outras vezes feliz!
Certa vez ela foi visitar uma Feira de Tecnologia da NASA e lá conheceu um robô maluco e eles ficaram amigos.
A menina levou o robô para tomar sorvete e ele ficou querendo mais.
Daí eles foram passear no Parque e o robô deu uma bonita flor para sua nova amiga.
A menina muito agradecida foi até o Mercado e comprou uma caixa de BIS e os dois comeram juntinhos.
Anoiteceu e a menina levou o robô para a sua casa e lá assistiram na TV Que a NASA estava procurando o robô maluco.
A NASA chegou e os dois amigos estavam comendo um delicioso Sunday. O robô teve que ir embora e a menina que estava feliz, agora está triste.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DO TERRÁRIO

Hoje, abrimos nosso terrário. A tampa estava muito grande, por isso, o ciclo da água não estava acontecendo muito bem. Vamos lavá-la para cortar.
Observamos que o bicho pau, um grilo e alguns tatuzinhos morreram. Mas também nasceram vários outros tatuzinhos, duas moscas e duas aranhas.
Aproveitamos que o terrário estava aberto e reorganizamos o ambiente., plantando novas plantas e sementes e retirando plantas mortas.
4ª 43

DANDO ASAS À IMAGINAÇÃO - 4ª 42

Na aula de Língua Portuguesa os alunos formaram grupos de três, com a tarefa de ilustrarem algo que todos em comum gostavam .Após, cada grupo apresentou o seu desenho. Usando as imagens criadas pelos grupos , foi produzido um texto narrativo e cooperativo, em que todas as imagens fizeram parte do seu enredo.

VOLTANDO NO TEMPO
Era uma vez um casal de namorados que estavam na praia tomando sol.
Depois foram numa Chácara e resolveram dar um passeio de trator.
Como estava muito quente, foram até a sorveteria para tomar um sorvete.
Tempos depois, eles se casaram, tiveram um filho e construíram para ele uma casinha na árvore com um balanço para brincar.
Certa noite o casal levou o filho para comer picolé.
Nas férias foram com o filho para conhecer a praia onde costumavam namorar.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

RELATÓRIO

"O meu terrário está uma beleza! Incrível! Minha experiência está sem problemas e está se transformando em conhecimento para mim. O ciclo da água está acontecendo. Meu caracol está vivo. Que bom! A minha planta está resistente e não murchou! E os doze tatuzinhos, nem se fala... Estão fazendo festa no meu pequeno mundo! Parece que estão curtindo muito! Acho que daqui a alguns dias os tatuzinhos estarão se reproduzindo! Ah! Tem mais uma novidade: achei o caracol perto de uma pedra. Ele estava com a cabeça dentro da casca, pensei que ele iria morrer e não iria sair de dentro da casca. Mas acho que ele viu o pequeno mundo, deu uma espiadinha e gostou! Se meus bichinhos se reproduzirem, logo, logo vão nascer muitos filhotes!"
Bruna W. – 4ª 42

"Nesse tempo, eu notei muita coisa: alguns tatuzinhos pareciam estar morrendo, mas passou dois dias e tudo ficou bem. Achei que as plantas não iriam mais voltar a ser como eram, só que depois de alguns dias, as plantas revigoraram. Ainda bem que tudo voltou ao normal e o ciclo da água aconteceu certo!"
Daniele W. – 4ª 42
"No meu terrário, o ciclo da água está acontecendo normalmente. A plantinha e os animais estão muito bem. As folhas velhas estão caindo e está aparecendo brotos novos."
Luís Henrique B. – 4ª 42
"O meu terrário está indo mais ou menos bem. A planta está crescendo bem, mas os animais não estão bem. Eles começaram a morrer e só sobrou dois caracóis. Eu gostei muito de fazer o meu terrário e o terrário cooperativo que está na Escola."
Luiz Henrique F. – 4ª 42
"O meu terrário está muito legal! Ele está fazendo o ciclo da água certinho. Os bichinhos ainda estão vivos e a planta também. Ela está mais bonita do que nunca! Às vezes eu fico com vontade de abrir o terrário, mas eu não abro! Estou curiosa para saber quando vamos poder abrir e ver como está lá dentro, de pertinho... Não sei como foi parar lá, mas tem terra dentro da tampa que é o lago..."
Vanessa – 4ª 42
"Pois é! O meu terrário está indo muito bem! O ciclo da água está muito bom, assim como a plantinha que eu plantei. Ela era bem pequenininha e agora está grande. Então eu entendi que tenho uma mão boa para plantar!"
Amanda – 4ª 42

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

RELATÓRIOS

“O ciclo da água é pouco percebido. A planta está meio seca. Apesar de ter cupins e formigas, as minhocas não estão sendo vistas no terrário. A planta está desfolhada. Meu terrário não está lacrado.”
Gabriel Z. – 4ª 43

“No meu terrário, já deu para perceber de montão o ciclo da água. Os bichinhos se adequaram ao lugar. Ele está muito bonito e meu cachorro fica só olhando para o meu terrário. Uma minhoca e um tatuzinho morreram.”
Thaise – 4ª 43

“No meu terrário já está quase chovendo. Ontem eu pude ver uma minhoca. Hoje eu vi dois tatuzinhos. Minha plantinha já quer sair para fora de tão grande. Mas está tudo bem com o meu terrário.”
Vitória – 4ª 43

“O ciclo da água ainda não aconteceu, porque eu tive que tirar os tatuzinhos que morreram. Nasceu uns catorze tatuzinhos, por isso, eu coloquei dois “padrastos” tatuzinhos para dar conta da criançada!”
Marlon – 4ª 43

“Eu vi no meu terrário que a minha planta já cresceu muito desde que eu plantei ela. Os meus bichinhos estão bem, a não ser o bicho pau que morreu... que pena... Mas o meu lago está indo bem e o ciclo da água está acontecendo bem. Os bichinhos se adequaram ao ambiente.”
Everton – 4ª 43

“No meu terrário, não dá pra ver direito o ciclo da água, mas dá pra ver que os bichinhos estão se adequando ao terrário.”
Thiago – 4ª 43

“No meu terrário, não deu para ver o ciclo da água, mas deu para ver o ciclo da vida: deu tatuzinho! Agora tem cinco tatuzinhos. Os caracóis estão de barriga cheia... quase comeram toda a minha planta. Acho que com os animais está indo tudo bem!”
Tales – 4ª 43

“O ciclo da água está acontecendo muito bem, embora eu tenha aberto o terrário porque as flores estavam mortas. Coloquei uma nova planta.”
Camila – 4ª 43